MENU

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Você manda seu email pra agência todo empolgadão, marca a entrevista por skype e...

Espera...
Espera...
Espera mais um pouco...

Aí o entrevistador te chama, você atende e...
você trava, não sai inglês, não sai português, não sai japonês nem mandarim...

O que fazer?

1- RELAXA! A pessoa do outro lado entende o nervosismo e é normal!
2- deixe um copo de água do seu lado e se você não se sentir "solto", respire fundo e tome um gole de água, às vezes ajuda!
3- Nunca demonstre ansiedade ou insatisfação pela demora da ligação do entrevistador, você tem que entender que ele não tem só você para entrevistar naquele momento. Tem pelo menos uns 10 na fila esperando a mesma ligação.
4- Tire suas dúvidas depois por email. isso deixa o assunto mais objetivo e é mais "educado".
5- Não tenha medo em pedir para repetir a pergunta, conexão é conexão meu amigo...às vezes está ruim, às vezes está péssimo! hahahaha
6- Vai na fé, vá confiante, o não você já tem, agora precisa conquistar o sim!
7- Se vista bem, arrume o cabelo, faça sua barba (no caso dos homens), mostre cuidados com a sua aparência, porém, sem exagerar! Brincos pequenos, batom neutro, maquiagem bem natural.
8- Seja objetivo e sucinto.

Depois é só aguardar o resultado, que normalmente é passado na hora da ligação.

 

1ª Entrevista


Oi povo,
Olá principalmente aos que estão embarcando agora.
Bom, o trabalho a bordo não é fácil, não é de mão beijada e não é o país das maravilhas.
Você está pronto para ser um guerreiro(a)?
Quando você pensa que não, vem a sua mente e te mostra que você realmente pode mais, quando seu corpo diz que não, vem a sua força de vontade e te impulsiona pra frente e pronto, te mostra que aquele covarde, medroso e impotente ficou da gangway pra fora.
Problemas, todas nós temos e os problemas profissionais que você já passou por aí, não deixa de ser 'quase' os mesmo que você vai encontrar a bordo.
Problemas no RH, problemas com passageiros maluco, problemas com seu supervisor, problemas com seu chefe. Quem nunca teve um problema com o chefe antes?
Mas o mais importante:
NUNCA DESISTA SEM TENTAR! 
Você não sabe o que te espera!
Ninguém nasceu preparado para o novo.
Então não se desespere se sua data de embarque ainda não chegou, isso não depende da sua agência.
Não se descabele, não fique ansioso(a), não vale a pena. Relaxe o máximo que você conseguir e curta os momentos na sua casa, porque, meu(minha) amigo(a), você vai sentir flata dela!
Vai sentir falta da família, amigos, das coisas mais bestas... Enfim, vai sentir falta da sua vida em terra.
Vai perder os dias e só vai se lembrar assim:
"- Ah! Hoje é Veneza."
"- Ah! Hoje é Dubrovnik."
Vai esquecer da hora do Brasil e vai ligar na sua casa as 6h da manhã.
Vai levar mil coisas na mala e aí quando embarcar vai ver quanta coisa inútil você trouxe hahahaha..."normal my friend"
E por falar em normal, vai arrumar alguém e vai enjoar, vai arrumar outro e vai se apaixonar, vai terminar seu contrato vai passar da gangway e vai ver que o amor ficou lá dentro. Ou vai embora pra casa com o amor na mala e vai morrer de saudades da pessoa a bordo e vai fazer de tudo pra embarcar no mesmo navio que ela da próxima vez.
Ah! O mais importante, eu acho.
Você vai se viciar por essa vida, cada semana em um lugar do mundo diferente, culturas diferentes, línguas, gírias e palavrões... Sempre que for desembarcar vai dizer: "-Nunca mais eu volto." e quando chegar em casa vai ficar louco de monotonia e vai mandar o email pra agência louco de vontade de reembarcar.

Então, o que eu tenho a dizer é: APROVEITE CADA MOMENTO DA SUA VIDA!

Minha Opinião...



Neste post vamos entender o setor de Housekeeping do Navio (especifico da MSC)

Para começar vamos ver como e o Organograma do setor:

Housekeeper - chefe do setor do Housekeeping, ele que vai ser o seu chefe. Ele tem contato direto com o Hotel Director, que e a pessoa responsável pela parte hoteleira do navio.

Abaixo dele você vai encontrar o "First Assistent HK Manager" que vai ser o assistente direto do Chefe do setor.

Depois você vai contar com mais outros assistentes que ficaram responsáveis 1 pela piscina, outros 2 pela área publica na parte do dia, outros 2 pela area publica pela parte da noite e mais 2 ou 3 que são responsáveis pelos cabinistas.

***Esta configuração pode mudar conforme o navio.

Depois dos assistentes você encontra os camareiros ( onde estão os melhores salários), camareiro junior (um salario um pouco menor que o camareiro, porem com a mesma função e tarefas). Antes, nos tínhamos o assistente de camareiro, porem agora você só vai encontrar em navio grandes como o Fantasia, Preziosa ou o Divina, onde eles sempre vão trabalhar nas sessões com grande números de cabines.
No setor de Housekeeping você também encontra o Minibar Atendent, que a pessoa que vai ajudar a repor o minibar das cabines(logico, depois que o passageiro assinar a comanda, mas depois falaremos sobre isso).

Os Pool boys abrem as piscinas de manha, entregam toalhas aos passageiros, levam as toalhas molhadas para a Laundry, recolhem lixo, mantem o bom funcionamento das jacuzzis e fecham a piscina no final do dia.

Temos as pessoas responsáveis pela limpeza das áreas publicas do navio que são os "Day Cleaners e Night Cleaners. Essas pessoas limpas os Halls, corredores, escadas, madeiras, vidros, lounges, enfim, TUDO (tudo não, quase tudo!)

E fora estes cargos, paralelo ao housekeeping temos a Laundry, que nada mais e que a lavanderia do navio. E la você encontra o Chieef Laundry que e o supervisor da lavanderias e o Laundry boy que sao as pessoas que lavam tudo referente a cama, mesa e banho do navio, alem das roupas dos passageiros ( e por uns troquinhos as suas também, mas você corre o risco de faltar alguma peça de roupa haha).

Entendendo o setor de Housekeeping...

Ola meninas, fiquei um tempo fora mas
agora estou voltando com tudo pra mostrar pra vocês como e a vida da camareira de navio de cruzeiro!
Bom, você já deve ter pesquisado muita coisa por ai pela internet e deve ter se informado sobre agencias que nos ajudam a embarcar nas companhias de cruzeiros marítimos...
Aqui eu vou te ajudar a ser conhecer esta função e muitas outras da área especifica de Housekeeping, ok?

Começando pelas categorias da MSC que foi onde eu trabalhei e conheço mais.

Na MSC existem algumas categorias dentro do housekeeping

- Cleaner/Night Cleaner - que são responsáveis pela limpeza das áreas publicas do navio

- Pool Boy/Pool Girl - que são responsáveis pela limpeza, abertura e fechamento, entrega de toalha, das piscinas e jacuzzis do navio

- Floor Runner - que fica responsável pela cama e banho (toalhas, lençóis, travesseiros e toda roupa de cama e banho da cabine), ele fica responsável pela entrega das roupas limpas para o camareiro e da entrega dessas roupas de cama e toalhas sujas para a Laundry(lavanderia) do navio.

Crew Cabin Steward - e o camareiro do oficial do navio, geralmente ele trabalha somente para os chefes de setores do navio.

Junior Cabin Steward/ Cabin Steward (camareiro) - fica responsável pela limpeza da cabine do passageiro.

Bom, aos poucos vamos entrando no assunto e conhecendo um pouco mais sobre o setor de Housekeeping.

E eu vou postar, tambem, os famosos Standard`s Procedures...

Voltando com o Blog!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011




Quando tomei a decisão de que trabalharia em navio de cruzeiro eu fui atrás de várias empresas que poderiam me auxiliar nesse projeto. Uma das que mais me chamou atenção foi a Starting, lá o pessoal tira todas as tuas dúvidas e ajuda você a entender como é a vida a bordo de um navio.

Segue abaixo algumas empresas que fazem o intermédio:




Enfim, existem inúmeras agências pelo Brasil, cabe você escolher a que melhor atende às tuas dúvidas nesta hora. E olha que pensamos que não mas surgem muitas no decorrer do processo de seleção.

Escolhida a empresa, você se cadastra e é chamada para a 1ª entrevista, e agora, oque fazer?

Aparência: Social, pouca maquiagem, brinco pequenos, cabelos presos com coque ou rabo de cavalo.
Postura: Mostre-se solícita, educada e atenciosa sem parecer superficial, seja você mesma e demonstre que você não está ali por estar e sim porque você deseja aquela carreira para a sua vida. E nunca, nunca ache que você está tirando férias. O trabalho é árduo!

Sorria sempre! Já ouviu falar que sorriso é contagiante? Sim, é experimente sorrir para alguém na rua, a pessoa com certeza lhe sorrirá de volta!

Pense que depois de selecionada, quando embarcar você vai deixar parte da sua vida estacionada. Família, animais de estimação, amigos, enfim, tenha plena certeza do que quer e trabalhe seu psicológico para isso.
Um aviso importantíssimo: A ansiedade vai bater e forte!!!

Vamos a parte que interessa...

Currículo: Com foto, em português e uma via em inglês contendo todas as suas experiências. Não tem experiência alguma? Não tem problema, normalmente essas agências oferecem cursos preparatórios para a vida a bordo e para a função que você almeja.
Entrevista: Seja objetivo, não exagere, seja simpático, porém não pense que o selecionador é seu amigo, ele não é!

E agora não sei inglês?
Diga a verdade...nós brasileiros temos o péssimo hábito de dizer que não sabemos inglês em inglês...hahahaha...sim, isso é verdade!

Alguém lhe pergunta:
- Do you speak english? (Você fala inglês?)
Você responde:
- I understood you very well, but i dont speak english! (Eu entendo você muito bem, mas eu não falo inglês!)

Hellooo!!! Você já está falando inglês! Hahaha...

Existem alguns sites que ministram aulas gratuitas de inglês e outras línguas, segue o link:




Boa Sorte!

1ª Entrevista - Decisão tomada!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011




E aí meninas...

Neste blog vou postar tudo sobre como ser camareira de cruzeiro.
Desde o momento da decisão até o embarque.

Bom, a escolha não é fácil...a mudança é gigantesca, é começar a vida do 0 novamente.

Tudo que é novo dá medo...estou para embarcar e não vou mentir, estou com medo sim!

Bom...medinhos a parte...

Vamos as dicas!


Sou Camareira de um cruzeiro, e agora?